segunda-feira, 28 de março de 2016

Juntos somos mais FORTES!

Datas dessa aula:

07/03/2016 e 02/03/2016


No início das aulas os alunos foram confrontados com um desafio simples, porém carregado de um significado bem profundo. Foi entregue a cada um deles um palito de dente que eles deveriam quebrar de uma só vez. 

Muito fácil, não? Quebrar um palito não significa realmente um desafio muito grande para uma criança. Mas e se fossem dez palitos? Vinte...? Trinta palidos de uma vez! Uma caixa inteira!
Os alunos foram convidados a experimentar o desafio com o máximo de palitos. Todos chegaram a mesma conclusão: 

Juntos, os palitos são bem mais difíceis de serem quebrados.



Ainda nessa aula os alunos viram um vídeo da Pixar chamado “Coisas de Pássaros”.

O vídeo tem como cenário uma afiação de postes de iluminação com alguns passarinhos muito parecidos que ficam ali, cada um tentando estabelecer seu espaço. Então é mostrada a chegada de um pássaro diferente no meio deles. 

Os passarinhos então começam a caçoar do pássaro diferente e algo muito engraçado acontece quando esse pássaro tenta se juntar aos demais. Confira abaixo:



A partir desse vídeo os alunos foram convidados a refletir sobre decisões conjuntas, a importância delas e suas consequências (afinal, pode ser que tomemos decisões erradas, não é mesmo?). Os alunos também refletiram sobre o desafio de lidar com as diferenças entre os membros da sociedade. Depois cada um deles fez uma história em quadrinhos ilustrando aquilo que eles entendiam por convívio em sociedade.
 



Nenhum comentário: